17/09/2023
Ultraporcessados: câncer de intestino se torna mais comum em grupo de pessoas mais jovens

O câncer de intestino atinge cerca de 40 mil pessoas por ano no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o terceiro tipo de câncer mais comum no país e atinge homens e mulheres igualmente.

Uma pesquisa recente apontou que a doença tornou-se mais comum em jovens. Antigamente, o problema atingia especialmente os idosos. Dietas pobres em fibras e o excesso no consumo de alimentos ultraprocessados contribuem para o surgimento.

Os sinais e sintomas mais comuns são: presença de sangue nas fezes; dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração; alteração no ritmo intestinal de início recente – quando um indivíduo que tinha o funcionamento intestinal normal passa a ter diarreia ou constipação -; emagrecimento rápido e não intencional; anemia, cansaço e fraqueza.

Segundo o Núcleo de Pesquisa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, a mudança no estilo de vida, incluindo a prática de exercícios físico e uma boa dieta são essenciais para a prevenção deste câncer.

Saiba mais em: https://www.cnnbrasil.com.br/