29/08/2023
Como identificar Burnout?

O burnout é um estado de exaustão física, emocional e mental resultante do estresse crônico no trabalho. É caracterizado por uma sensação persistente de esgotamento, cinismo e baixa realização pessoal. Essa condição pode ter sérios prejuízos para a saúde, tanto física quanto mental. Pensando nisso, a psiquiatra Dra. Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental, fala sobre os sinais que o corpo pode apresentar quando a mente está à beira de uma grande exaustão e pode chegar ao burnout.

Sinais de esgotamento profissional

1-Cansaço extremo

2-Alteração de foco e concentração, mesmo nas tarefas mais simples de serem executadas, que até então eram feitas de maneira tranquila.

3-Sensação constante de incapacidade

4-O cansaço se estende para o lazer, quando, até no lazer, aquelas coisas de que a pessoa mais gostava de fazer não oferecem mais prazer.

5-Sono, o excesso de sono ou a insônia são também sinais de exaustão e burnout do trabalho.

6-Irritação, fácil irritação com colegas de trabalho, com chefe, em casa e até com amigos são sinais de que a exaustão mental passou dos limites do trabalho e está afetando a vida pessoal.

7-Dores físicas, quando a cabeça não para o corpo emite sinais. Alguns dos mais prováveis são dores físicas na região da coluna cervical, como ombros, pescoço ou costas como um todo.

8-Dores de cabeça constantes

9-Hiperatividade, mesmo em locais que antes traziam paz, a pessoa ainda continua agitada pela inércia de tanto trabalhar.

Cuidar melhor de ti, não pode estar em segundo plano. O bem estar físico, mental, e social deve ser prioridade. Em caso de necessidade busque ajuda.

Fonte da matéria: exame.com/carreira